domingo, 22 de março de 2009

Imagem de Santana será restaurada

Poucos sabem que a imagem de Sant’Ana de Caicó foi tombada na década de 60 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Por isso, ela é acompanhada diretamente pelo IPHAN - Instituto responsável pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
No dia 12 de janeiro deste ano, começaram os entendimentos entre a Paróquia de Sant’Ana de Caicó e o IPHAN sobre a restauração da imagem da Padroeira de Caicó. Depois de conversar com Pe. Edson Medeiros de Araújo, a Chefe do IPHAN no Rio Grande do Norte, Jeanne Nesi, manteve entendimento com o Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson, e ficou acertado que na próxima terça-feira, dia 24 de março, vem uma Equipe da Sub-Regional do IPHAN apanhar a imagem de Sant’Ana de Caicó, às 09 horas, na presença do Pároco, de membros do Conselho Paroquial e Pastoral e de integrantes dos meios de comunicação social de Caicó. Podem também participar deste momento os fiéis que quiserem assistir à saída da imagem de Sant’Ana de Caicó para ser restaurada.
A imagem de Sant’Ana de Caicó será restaurada pelo historiador e restaurador de bens móveis e integrados, Hélio Oliveira, responsável que foi pela restauração da imagem de Nossa Senhora da Apresentação, Padroeira da Arquidiocese do Natal. Dentro de, no máximo, três meses receberemos a imagem da Padroeira de Caicó completamente restaurada para que esteja aqui por ocasião de sua grande festa.
Ninguém precisa dizer a um caicoense como é preciosa aquela peça sacra que chegou à nossa terra na primeira metade do século XIX, no paroquiato do Pe. Francisco de Brito Guerra, muito embora não haja registros que confirmem a sua procedência.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Paróquia de Santana/Fonte:Blog Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário