quinta-feira, 9 de julho de 2009

Festa de Sant´Ana movimenta a região Seridó

O mês de julho chegou e é nele que acontece uma das principais manifestações socioculturais do interior do Rio Grande do Norte. São as homenagens à Sant'Ana, padroeira de várias cidades e comunidades do estado. A cidade de Currais Novos, que fica a 180km de Natal, tem programação de shows, quermesses, leilões, bailes e comidas regionais para receber um público estimado em 50 mil pessoas durante os nove dias do evento, impulsionando a arrecadação do município e contribuindo para alavancar o fluxo turístico da região. É a 201ª edição da festa.

A festa, no largo da Matriz, tem data marcada de 16 a 26 de julho. No fim de semana que antecede a festa, é realizada a Vaquejada de Currais Novos, começando na sexta-feira, 10 de julho, no Parque Silvio Bezerra de Melo. É a 36ª edição, com premiação de R$ 100 mil e animação das bandas Forró do Muído, Solteirões do Forró e Gaviões do Forró. No sábado, quem anima a festa é Aviões do Forró, Forró do Play's eForró do Bom e, no domingo, as bandas Garota Safada, Cavalo de Pau e Deixe de Brincadeira, encerrando mais um evento dentro das comemorações à Sant'Ana.

A 43ª Festa do Agricultor, que terá como tema "A força do homem do campo ao semear a fé" sob o lema "Padre Cortez, um grande Semeador", acontece na segunda-feira, dia 13. Os agricultores, pecuaristas, vaqueiros e fazendeiros se reunirão para assistir à missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Delson, das 8h às 12h.

Na quinta-feira, 16, às 19h, o hasteamento das bandeiras e a missa na Matriz, abrem oficialmente a festa. O tema será: "Por quê refletir sobre a Palavra de Deus?" e o pregador é Padre Welson Rodrigues do Nascimento, pároco de Currais Novos.

Na sexta-feira (17), a programação tem início com missa na Matriz às 6h30, celebrada pelo Padre José Erivan Primo, da paróquia de Cerro Corá, sob o tema "Deus tem a iniciativa, a Revelação de Deus, a partir da 20h30.

A feira de Sant'Ana, carinhosamente conhecida como feirinha, será aberta oficialmente ao meio dia do sábado (18) com animação de artistas das terra. Mais tarde tem novena e missa celebrada por Padre Stanley Lopes Dantas vigário paroquial em Currais Novos e, as 23h, a tradicional Festa da Nostalgia com apresentação de Jair Rodrigues na Du Rei Casa Show.

No domingo, 19, das 7h às 19h, os fiéis têm missa, batizados e novena com celebração de Padre Ivanoff da Costa Pereira, pároco da paróquia Santo Estevão Diácono em Caicó e, as 21h, acontece o leilão de doces e salgados no pavilhão de Sant'Ana animada pela banda Forró do Peneirado. O Dia Internacional da Amizade, sob o tema " "Padre Ausônio", amigos para sempre é o que nós iremos ser!", é na segunda-feira, com Missa do Agricultor na Matriz, em ação de graças a amizade, confissões, novena, homenagens e pregação do Padre Cosmo Santos da Silva, de Caicó, seguido de show Religioso no pavilhão a partir de 21h.

Na quarta-feira, 22, acontece o 16º Jantar de Sant'Ana na largo do Tungstêncio Hotel. Mas, durante todo a dia vão acontecer missas, homenagens e novenas sob a pregação de Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, pároco de São José em Caicó.

Fonte:De Roberto Cavalcanti, do Diário de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário