terça-feira, 15 de setembro de 2009

Prefeitos do Seridó se reúnem e discutem crise financeira

O prefeito de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas (PMDB) lançou um programa de demissão coletiva de vários funcionários contratados. Essa, é uma das iniciativa encontradas pelos gestores municipais da Região Seridó para diminuir a crise que já começa a prejudicar a situação financeira das prefeituras com a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Outras cidades como Parelhas e Jucurutu também já buscam meios alternativos para diminuir as despesas.

O prefeito de Jardim do Seridó também já anunciou o cancelamento das concessões de diárias e determinou que cada secretário municipal respondesse pela coordenação de sua pasta. O prefeito não descarta fazer novos cortes, como por exemplo, no transporte escolar e na limpeza pública do município.

Situação praticamente semelhante vem sendo enfrentada pelo prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros (PT). Ele fez o que classifica de "enxugamento de algumas contratações temporárias que venceram e não foram renovadas". Outras que estão no final de contrato também serão canceladas.

Francisco Medeiros também determinou a redução em 50% do valor das diárias pagas a todos os funcionários e minimizou os custos com contas de águas e energia elétrica. As praças vêm sendo irrigadas com carros-pipa. "Tomara que já esteja no fim, porque essa crise está ficando insuportável para os municípios da região, já que infelizmente sobrevivemos apenas de FPM", destacou Francisco.

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Finanças de Parelhas, município com coeficiente 1.2, a diferença de julho e agosto deste ano, comparado com 2008, já aponta para um valor de quase R$ 200 mil reais. "Neste mês estamos pagando a terceira parcela de complementação do Piso dos professores, o que dá um incremento de 16 mil reais na folha de pagamento. E como se não bastasse, nós estamos pagando precatórios de salários atrasados de gestões anteriores", confirmou.

Júnior Queiroz (PSB), prefeito de Jucurutu, acredita que um dos responsáveis pela crise é o Governo Federal, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deveria olhar com mais atenção para os municípios brasileiros, que estão, na opinião dele, literalmente falidos e em situação de abandono total.

Da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário