terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sábado (3) é feriado estadual. Feira livre de Caicó foi antecipada para sexta (2)

A Prefeitura Municipal de Caicó publicou decreto antecipando a feira livre deste sábado, dia 3 de outubro, para a sexta-feira, dia 2. A antecipação foi motivada devido ao feriado estadual alusivo aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu que é comemorado no dia 03 de outubro.

Promulgada pela governadora Wilma de Faria em 6 de dezembro de 2006, a lei que determina feriado em todos os municípios potiguares vigora desde 2007 no Estado.

A história desses mártires, lembrada neste feriado, é contada assim:

“Em julho de 1645, um grupo de indígenas e holandeses invadiu a capela do engenho de Cunhaú, dedicada a Nossa Senhora das Candeias, e matou os 69 fiéis que participavam da missa do padre André de Soveral”.

Novamente “em 3 de outubro de 1645 ocorreu outro massacre, desta vez no município de São Gonçalo do Amarante, onde hoje está situado o Santuário de Uruaçu, quando 80 fiéis foram martirizados também por resistirem às imposições holandesas”.

Esses fatos históricos, que ocorreram no Rio Grande do Norte, fizeram com que no dia 5 de março de 2000 os mártires de Cunhaú e Uruaçu fossem beatificados pelo Vaticano, como exemplos de luta e de fé cristã.
Fonte:Blog Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário