sábado, 17 de outubro de 2009

Barreira do inferno: base em Natal vai lançar foguetes

barreira do inferno novaO Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) iniciou no dia 13 de outubro a Operação FogTrein II, que consiste no lançamento de dois foguetes de treinamento previstos para serem lançados nos dias 20 e 21 de outubro.

O objetivo da Operação é desenvolver e certificar foguetes instrumentados para treinamento do CLBI e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), visando o aprimoramento e a manutenção da capacidade operacional dos Centros de Lançamentos para o cumprimento das atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

Além do efetivo do CLBI, esse evento conta com a participação de engenheiros da Avibras, o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e envolvimento do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), Centro de Lançamento da Alcântara e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

barreira do inferno umO FTB é um foguete mono-estágio, não guiado, com 3,05 m de comprimento e 67,8 kg. O motor propulsor é composto de combustível sólido e tem apenas uma fase de queima de 4 segundos, alcançando mais de 30 km de altura e caindo em alto mar a mais de 16 km da costa. Nesse vôo, os Foguetes Básicos de Treinamento já estão preparados para disponibilizar 5kg de carga útil para experimentos tecnológicos, além de instrumentos para acompanhamento das estações de tele medidas, preparando assim as equipagens para os próximos lançamentos.

“Estes lançamentos permitirão avaliar, mais uma vez, a estabilidade aerodinâmica dos veículos e verificar a qualidade dos sistemas de bordo que compõem a carga útil. Todos os dados obtidos servirão como base para os processos de certificação de projeto de desenvolvimento dos veículos FTB.” Concluiu o Coordenador Geral da Operação, Tenente-Coronel-Aviador Ricardo Rodrigues Rangel. [Fonte: Comunicação Social do CLBI-SCS]

AssessoRN

[http://assessorn.zip.net]

Nenhum comentário:

Postar um comentário