quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

Mestre-sala e porta-bandeira da Unidos da Tijuca (14/2/2010)

Mestre-sala e porta-bandeira da Unidos da Tijuca (14/2/2010)

A Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Com o enredo "É Segredo!", a escola foi a terceira a desfilar na primeira noite de apresentações do grupo especial. A agremiação somou 299,9 pontos, seguida da Grande Rio, com 299,40, que ficou com a segunda colocação.

A disputa foi acirrada, com equilíbrio entre a Unidos da Tijuca e a Beija-Flor. As duas escolas se mantiveram empatadas durante boa parte da apuração, transmitida em tempo real pelo UOL. Foi somente no sétimo quesito, alegorias e adereços, que a Tijuca assumiu a liderança até ser consagrada campeã. Nos últimos quesitos a Beija-Flor foi superada também pela Grande Rio.

Última colocada, a Viradouro foi a escola rebaixada para o Grupo de Acesso do ano que vem.

A São Clemente foi a campeã do Grupo de Acesso e desfilará no Grupo Especial do Carnaval carioca em 2011.

Como foi o desfile da Unidos da Tijuca
Terceira escola a desfilar na primeira noite de apresentações, a Unidos da Tijuca, sob o comando do carnavalesco Paulo Barros, levou à avenida o enredo "É Segredo!".

A Tijuca iniciou o desfile fazendo uma surpresa ao público que estava na Marquês de Sapucaí: a comissão de frente saía de um "teatro" improvisado na avenida e usando truques de ilusionismo, "mágicos" mudavam a roupa das passistas rapidamente à medida que elas entravam e saíam de um biombo. No total, foram cinco trocas e seis roupas diferentes.

À frente do carro abre alas, chamado "Exército Romano", um integrante representava Aureliano, imperador que ateou fogo na Biblioteca de Alexandria. Mais uma vez, a escola usou truques de ilusionismo, agora para representar o fogo. 150 turbinas de ventilador e 16 máquinas de fumaça criavam o efeito de incêndio. Ao fundo do carro alegórico, imagens representavam os livros e a história que se perdeu durante o incidente.

A Ala "Continente Perdido", outro segredo da humanidade, vestiu os foliões de azul e branco. A "Ala da Reliquia Sagrada" era formada por integrantes da comunidade desde seu início, em 1931.

A história das "Minas do Rei Salomão", foi levada à avenida no terceiro carro da escola, que foi ladeado por passistas que fizeram uma coreografia especial. Em seguida, a ala das baianas veio abrindo passagem para o carro "Jardins Suspensos da Babilônia". Em sua ornamentação, foram usadas cinco mil mudas de plantas verdadeiras, e selecionadas especialmente para compor a alegoria.

O carro "Em Busca do Tempo Perdido", trazia um enorme pergaminho com inscrições maias. Dentro do carro, arqueólogos simbolizavam a tentativa de desvendar os segredos da civilização.

A bateria fez sua esperada paradinha enquanto os passistas apontavam para a arquibancada, que festejaav o desfille. A bateria da escola desfilou com seus integrantes vestidos de mafiosos. À sua frente, a rainha Adriane Galisteu - grávida de três meses -, que simbolizava a "Dama da Máfia". No meio dos integrantes, dançarinos fizeram uma evolução "armados" com revólveres que traziam no cano a incrição "Paz".

O carro dos super-heróis trouxe Homens-Aranha escalando uma rampa de nove metros de comprimento, como se subissem um prédio. No mesmo carro, a rampa tornou-se pista de esqui para integrantes vestidos de Batman, que desciam com um movimento típico da capa do herói.

"Triângulo das Bermudas", ala que simbolizou a região conhecida pelos misteriosos sumiços de aviões e barcos, foi no minimo inusitada: eram estruturas triangulares com várias bermudas penduradas.

Quase no final do desfile, a ala "Tem ET ná área?" surpreendeu o público com um cover de Michael Jackson dançando numa representação da "Área 51", complexo militar norte-americano em que supostamente ficam escondidos segredos de Estado. No final do carro, os dizeres: "Michael vive em todas as estrelas".

O imenso pavão do carro "Seu Olhar Vou Iludir", fechou o desfile da Unidos da Tijuca, com uma ave composta de 200 integrantes da escola.

Fonte:UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário