domingo, 28 de março de 2010

Programação da Semana Santa em Jardim do Seridó










Nesse domingo, recordamos a entrada de Cristo em Jerusalém para celebrar a sua Páscoa. Através da procissão de ramos, retomamos o gesto do Senhor entrando na Cidade Santa. Os ramos devem ser conservados, como um sinal e testemunho de fé em cristo e na sua vitória pascal. Hoje se faz a Coleta Nacional da Solidariedade, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade.

Às 06h30 aconteceu na Praça Dr. Paulo Gonçalves de Medeiros, em frente ao cemitério Público, bênção dos Ramos. Em seguida, procissão rumo à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde ocorreu Santa Missa.

16h30: Missa de Ramos na Capela de São João Batista no Povoado Currais Novos e celebração na Vila do Caturé.
19h30: Missa de Ramos no Sítio Barra dos Morais.

Dia 29/03 - Segunda-feira Santa
Das 08 às 11 horas:
Confissões no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
19 horas: Confissões no Povoado Currais Novos.

Dia 30/03 - Terça-feira Santa
Das 08 às 11 horas:
Confissões na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
19 horas: Confissões na Vila do Caturé.

Dia 31/03 - Quarta-feira Santa
08 horas: Missa no Abrigo Dispensário São Judas tadeu.
Das 09 às 11 horas: Confissões na Capela de São José Operário.
19 horas: Confissões no Sítio Barra dos Morais.

Dia 01/04 - Quinta-feira Santa
Início do Tríduo Pascal
Com Missa vespertina da ceia do senhor, tem início o Solene Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor, que possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as vésperas do Domingo da Ressurreição. A celebração da Santa Ceia nos recorda o Dia Santo em que Jesus predisse a sua Paixão e Morte e despediu-se dos seus apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Sagrada Eucaristia e o Sacerdício da Nova Aliança.
08 horas: Missa do crisma ("dos Santos Óleos) na Catedral de Sant'Ana, em Caicó.
17 horas: Missa vespertina da ceia do senhor na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, adoração ao Santíssimo Sagramento até às 24 horas.
19h30: Missa vespertina da ceia do senhor na Capela de São João Batista do Povoado Currais Novos.

Dia 02/04 - Sexta-feira Santa da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
Nesse dia a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne, enquanto acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação, até sua entrega total no meio da cruz. Deve-se guardar o silêncio, que favorece a meditação sobre o grande mistério de nossa salvação, por meio do sacrefício do Filho de Deus. A coleta deste dia é destinada a ajudar a preservação dos Lugares Santos.
15 horas: Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, procissão com as imagens do senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, encerrando-se com o Semão da Cruz e ínício do Grande Silêncio.
19 horas: Via-Sacra, na Vila do Catururé e na Capela de São João Batista do Povoado Currais Novos.

Dia 03/04 - Sábado Santo
Durante o dia, a Igreja guarda o silêncio e permanece reclusa diante do sepulcro do Senhor, meditando a sua aniquilação total pela salvação dos pecadores. À noite, celebra-se a Solene Vigília Pascal, "mãe de todas as vigílias da Igreja" (Sto. Ambrósio) e celebração mais importante de toda a Semana Santa. A Igreja proclama solenemente a sua fé na ressurreição de Jesus e convida todos os fiéis a alegrarem-se pela vitória de Cristo, que é a nossa própria vitória. A ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte. O círio pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge nas trevas, representa Cristo ressucitado, vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo.
22 horas: Solene Vigília Pascal, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Dia 04/04 - Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor
A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. Reunidos na alegria deste dia da Páscoa, procuremos valorizar, como sinais desta vitória, as conquistas e vitórias da comunidade e mesmo os passos de libertação que cada um de nós, pela força do Espírito, deu em sua vida pessoal.
09 Horas: Batizados na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
16:30: Missa da Ressurreição na Capela de São João Batista do Povoado Currais Novos e na Vila do Catururé.
19 horas: Missa da Ressurreição na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em ação de graças por todos os dizimistas.
Fonte:A Fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário