sexta-feira, 21 de maio de 2010

Prazo para transferência dos internos do Ceduc encerra no próximo sábado

a ceduc

“Não é só o Ceduc de Caicó que está em situação difícil. Nós somos apenas um grupo no meio desse processo”.

Um fato preocupante ocorreu no Ceduc de Caicó na noite de ontem (19). No horário do jantar um adolescente se dirigiu ao refeitório com um pedaço de ferro e desferiu três perfurações contra outro interno. Os golpes foram na parte do abdômen.

A informação foi confirmada pelo Diretor do Ceduc, José Pereira,(foto) ao repórter Cardoso Silva (http://www.cardososilva.com.br/) da Rádio Seridó em entrevista concedida hoje ao Alerta Geral.

Segundo Pereira, o problema foi divergência de convivência. O adolescente que praticou o ato está recolhido e foi suspenso de algumas atividades.

Atualmente o Ceduc-Caicó abriga 47 internos. Recentemente a imprensa tomou conhecimento de que o local seria interditado em virtude da super lotação o que possivelmente está ocasionando os atritos entre internos.

Pereira informou que trata-se de uma interdição externa porque desde o dia 12 a direção recebeu um documento do Ministério Público e da Vara da Infância através do Juíz Luis Antônio proibindo a entrada de adolescentes.

“Eu estou cumprindo a determinação judicial porque a gente trabalha para cumprir a lei”. Hoje eu não posso receber nenhum adolescente que venha do estado do RN ou até mesmo de Caicó até que aconteça a transferência desses adolescentes para o Ceduc de Mossoró”, afirmou o

O prazo para transferência se encerra no próximo sábado (22), mas a Fundac entrou com recurso solicitando um período maior e a direção está aguardando a decisão para tomar as providências.

Os internos transferidos serão os de Mossoró e da região Oeste. Permanecerão no Ceduc de Caicó apenas os internos de Caicó e região do Seridó.

“Não é só o Ceduc de Caicó que está em situação difícil. Nós somos apenas um grupo no meio desse processo”, finalizou.

Fugas

A estrutura Física do Ceduc não é apropriada pra um centro de internação por isso que ocorrem tantas fugas. “Nós temos muros baixos, paredes que foram aproveitadas e readaptadas de um prédio que existia no local, ou seja, o Ceduc ainda tem muitas partes que não foram construídas dentro dos critérios que o Estatuto preconiza. Mesmo assim a gente tenta fazer o máximo com atividades pedagógicas pra que eles não fujam”, afirmou o diretor do Ceduc.

Maconha

Se esse “pé de maconha” tivesse sido encontrando, a gente não teria como esconder. Eu desafio quem divulgou essa informação que apresente a foto. O que foi encontrado após uma revista foi a embalagem de um desodorante cheia de areia com semente. Esse material não chegou em minhas mãos . O correto seria ter mandado o material pro IPET para análise. Só o Itep que pode atestar se era uma erva, se era maconha, disse o diretor.

Revista

Na última revista foram encontrados ferros pontiagudos, retirados de caixa de gordura e material de construção possivelmente retirados do solo quando eles estão realizando as atividades de jardinagem. Às vezes retiram até da tela da quadra.

Fonte:Blog Cardoso Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário