sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil e Portugal empatam em 0 a 0 e se classificam para as oitavas de final

Num jogo em que no segundo tempo as duas seleções pareciam satisfeitas com o resultado, Brasil e Portugal empataram nesta sexta-feira em 0 a 0 no estádio Moses Mabhida, em Durban, e se classificaram para as oitavas de final da Copa do Mundo. Em primeiro lugar do grupo G com sete pontos, os brasileiros agoram aguardam o resultado do grupo H para conhecer o seu adversário.

Caso passe pelas oitavas de final, a seleção enfrentará nas quartas o vencedor de Holanda e Eslováquia. Numa possível semifinal, o adversário seria Uruguai, Coreia do Sul, Estados Unidos ou Gana.

Para os portugueses, o resultado foi pior apenas porque caiu no que já está sendo chamada de a chave da morte na fase eliminatória. Depois de encarar o líder do grupo H, Portugal terá que cruzar com Alemanha, Inglaterra, Argentina ou México numa possível semifinal. Desde que passe por Paraguai ou Japão nas quartas de final.

Brasil e Portugal fizeram um primeiro tempo muito pegado e com muitos cartões amarelos. O técnico Carlos Queiroz colocou o time de Portugal jogando de forma mais cautelosa, todo atrás e apenas Cristiano Ronaldo na frente.

A tática era claramente esperar o Brasil tomar a iniciativa do jogo e aproveitar um contra-ataque, impedindo, também, que a seleção usasse a sua maior arma ofensiva, que é o contra-ataque.

Assim, o Brasil iniciou um jogo de paciência, em que tocava a bola a procura de espaços na defesa portuguesa enquanto Portugal tentava sair jogando quando dava.

Com o meio-campo com Daniel Alves e Júlio Baptista nos lugares de Elano e Kaká, o Brasil, porém, tinha dificuldades na criação. As melhores jogadas da seleção acabaram vindo dos pés de Nilmar, substituto do poupado Robinho. Foi ele que quase marcou aos 29 em jogada de Luís Fabiano que o atacante completou para a defesa de Eduardo.

Foi de Nilmar também a jogada mais bonita do primeiro tempo. Ele recebeu na intermediária, deu um lençol em Ricardo Costa, mas na hora da conclusão chutou mal.

Luís Fabiano também teve uma boa chance ao completar de cabeça um cruzamento de Maicon aos 38. Por essa faixa do campo, aliás, era onde o Brasil era mais efetivo.

Pelo mesmo lado, o esquerdo de Portugal, foi que a seleção de Queiroz levou perigo ao gol brasileiro. Sempre em jogadas de Fábio Coentrão que numa delas tocou para Tiago dar o chute mais perigoso dos portugueses.

Cristiano Ronaldo também fez algumas boas jogadas, mas sempre parou nas defesas de Júlio César.

O jogo era muito nervoso e Felipe Melo e Pepe se estranharam com algumas entradas duras. Depois de cada um receber um cartão amarelo, o técnico Dunga resolveu tirar o volante da seleção, colocando Josué para evitar que Felipe fosse expulso.

O Brasil voltou para o segundo tempo sem o mesmo ímpeto ofensivo da etapa inicial e acabou dando espaço para Portugal assustar a defesa da seleção. Sentindo o bom momento, Carlos Queiroz colocou mais um atacante, Simão Sabrosa, e procurou explorar o lado direito da defesa brasileira. Por ali, Cristiano Ronaldo e Simão levaram perigo à defesa brasileira.

Mas a melhor jogada portuguesa foi com Cristiano Ronaldo, que aos 14, avançou pela direita e driblou Lúcio. O zagueiro brasileiro se recuperou, mas afastou para dentro da área quando Raul Meireles chutou em cima de Júlio César.

Aos 31, Simão fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Cristiano Ronaldo jogar para fora.

Com a Costa do Marfim vencendo apenas por 3 a 0, Brasil e Portugal pareciam estar satisfeitos com o resultado que classificava as duas equipes. Dunga ainda tentou mudar a seleção colocando Ramires e Grafite em campo, mas o Brasil não conseguiu fazer o gol da vitória.

Brasil 0 x 0 Portugal

Local: Estádio Moses Mabhida, em Durban, África do Sul

Árbitro: Benito Archundia (MEX)

Cartões Amarelos: Luís Fabiano, Juan e Felipe Melo (Brasil) e Duda, Tiago, Pepe e Fábio Coentrão (Portugal)

Brasil: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué), Daniel Alves e Júlio Baptista (Ramires); Nilmar e Luís Fabiano (Grafite). Técnico: Dunga.

Portugal: Eduardo, Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Duda (Simão Sabrosa); Pepe (Pedro Mendes), Tiago, Raul Meireles (Miguel Veloso), Danny e Fábio Coentrão; Cristiano Ronaldo. Técnico: Carlos Queiroz.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário