sábado, 30 de outubro de 2010

Diante de eleitores, Dilma e Serra evitam confronto em debate


Em seu último confronto na televisão, os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) evitaram o confronto direto diante dos 80 eleitores indecisos selecionados pela TV Globo para participar do encontro. A emissora optou por um formato diferenciado no embate desta sexta-feira, pelo qual os eleitores formularam todas as questões apresentadas aos candidatos. Com isso, Dilma e Serra evitaram ataques mais duros e mantiveram o tom propositivo durante todo o evento.

Ainda assim, Dilma e Serra investiram em críticas veladas um ao outro. Repetiram muitos dos mesmos ataques lançados nos últimos debates dos quais participaram, porém com tom mais ameno e sem citar diretamente o adversário.

Serra, por exemplo, saiu em defesa da liberdade de imprensa – o controle social da mídia é tema recorrente no discurso do PT. Condenou ainda a tolerância com irregularidades no governo, mas deixou de fora menções ao caso da ex-ministra Erenice Guerra, braço direito e sucessora de Dilma na Casa Civil, afastada em meio à descoberta de um suposto esquema de lobby no governo. “Tem que ser implacável com quem comete irregularidade”, criticou o tucano.

Dilma, por sua vez, fez críticas à terceirização de serviços públicos. E apoiou-se em programas sociais do governo para criticar indiretamente a administração do tucano Fernando Henrique Cardoso, como no momento em que citou o programa Luz para Todos. “Antes, não tínhamos luz elétrica”, criticou a petista. Dilma abordou ainda o tema da segurança pública, em que costuma se apoiar para criticar a gestão de Serra no governo de São Paulo.

Dilma também repetiu – novamente sem menções diretas ao rival – as críticas ao tratamento dado pelo governo do tucano aos professores grevistas nos meses que antecederam a campanha presidencial. “Não se pode criar uma situação de atrito com o professor. Recebê-los com cacetete ou interromper o diálogo”, disse.

Nem mesmo ao falar dos boatos que circularam na internet em relação a sua campanha Dilma bateu de frente com Serra. Falou genericamente sobre os rumores e apenas aproveitou as considerações finais para dizer que ficou “muito chateada” com o ocorrido. No encerramento, Serra preferiu enunciar sua biografia e pedir o voto dos eleitores.

O debate de hoje foi o quarto entre os candidatos desde que teve inicio o segundo turno. Cada um dos eleitores convidados pela Globo para o debate formulou cinco perguntas a serem feitas aos candidatos sobre temas como saúde, educação e investimentos em infraestrutura. Doze perguntas foram selecionadas, num total de 400.

Do Último Segundo

/Fonte:blog Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário