sábado, 11 de dezembro de 2010

Ex-BBB garante vaga na Câmara de Deputados após recálculo de votos

Ao contrário do que previa o PTdoB, o recálculo da votação de seus 18 deputados federais do Rio de Janeiro não atingiu o deputado eleito Jean Wyllys (PSOL). A retotalização de votos retira a vaga de deputado do candidato Paulo Fernando Feijó Torres, do PR. O TRE-RJ concluiu a recontagem nesta sexta-feira por determinação de liminar expedida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marco Aurélio Mello. Quem assume a vaga de Torres é Cristiano José Rodrigues de Souza, do PTdoB.

A decisão do ministro do TSE determinou que os votos recebidos pelas candidaturas indeferidas, antes considerados nulos, fossem contabilizados como voto de legenda para o PTdoB. "Diante disso [da decisão do ministro Marco Aurélio], mandei retotalizar os votos, mas apenas em relação a este partido", explicou em nota o presidente da Comissão Apuradora e vice-presidente do TRE-RJ, desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz.

O PSOL, temendo a exclusão de Jean Wyllys, chegou a protestar em nota. "Em nosso entendimento, tal fato não se coaduna com o resultado democrático das urnas. A possibilidade de computar votos de candidatos impugnados ao quociente eleitoral impossibilita a garantia do voto legitimado nas urnas”, registrou o presidente do partido Jefferson Moura. A expectativa gerada de que o Ex-BBB perdesse a vaga se justifica pelo recálculo feito de forma errada pelo PTdoB. No mandado de segurança impetrado pelo partido, havia a suposição de que Jean seria excluído da Câmara.

Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário