terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"Quando criança eu já sonhava e brincava de ser prefeito de Jardim do Seridó", diz Amazan


Em entrevista ao Panorama Seridó (Rádio Caicó AM), um dos mais famosos forrozeiros do nordeste, autor de vários sucessos como Benedita Aparecida, O cantador de vocês, Viciado em mulher e tantos outros, José Amazan da Silva, no auge de seus 47 anos, agora deseja fazer sucesso na política, e o local escolhido foi Jardim do Seridó, cidade onde só não fez nascer, mas viveu dos seus primeiros dias de vida até os 21 anos, quando decidiu voltar pra Campina Grande, e escrever sua história na música, onde já gravou mais de vinte trabalhos, e colhe os lucros de seu mais recente empreendimento: a fabrica de acordeom Leticce, onde bate no peito e faz questão de dizer que fabrica um dos melhores acordeons das Américas.

Dos palcos da vida e dos concursos que participiu em programas de TV, como o da Xuxa na Rede Globo de Televisão, Amazan está decidido a experimentar um palanque político e para isso, nesta entrevista confirma que já está se articulando para viabilizar sua candidatura, a prefeito de Jardim do Seridó. Reconhece que precisa cumprir etapas; está curtindo muito a repercussão de uma espécie de prévia da sua pré-candidatura, mas alerta: a única coisa que pode fazer adiar seu sonho, é se o ex-prefeito Edimar Medeiros resolver ser o candidato do grupo. Admite não ter coragem de enfrentar, quem ele considera a maior liderança política

Seguem trechos da entrevista, que será levada ao ar no Panorama Seridó desta quarta-feira (19), a partir das 06h30 da manhã, na Rádio Caicó AM:

Marcos Dantas - Como surgiu sua candidatura a prefeito de Jardim do Seridó?
Amazan - Saiu da boca do povo e nunca da minha. Fui até pego de surpresa quando há poucos dias amigos me perguntaram se eu era candidato a prefeito. Fiquei surpreso, confesso que recebi essa repercussão com muita alegria em saber que os amigos e as pessoas estão entusiasmados com estes comentários. Ainda não sou pré-candidato e vai depender de entendimentos com amigos, com Edimar Medeiros que é nossa maior liderança política e de uma série de entendimentos.

Essa fase de surpresa já começa a dar espaço para a possibilidade de você ser mesmo candidato a prefeito?
Não tenha dúvida. Até porque eu tenho dito que quando criança eu já sonhava e brincava de ser prefeito. Eu lembro que andava no bairro São João, onde eu morava, e tinha um monte de tijolos e eu fazia de palanque e discursava pra ninguém. Imaginava uma multidão e eu era o candidato. Era um sonho de criança. E pensava realmente nisso para daqui a uns 10 anos, já que quero voltar a morar em Jardim do Seridó. Como todos sabem, eu sai de Jardim com 21 anos de idade, fui morar em Campina Grande pra tentar minha carreira e graças a Deus deu certo, e hoje sou reconhecido em todo o Brasil, mas onde quer que eu chegue, faço questão de dizer que foi criado em Jardim do Seridó, e faz parte do meu coração e digo isso na minha biografia. Eu pensava nessa possibilidade quando estivesse morando na cidade, apesar de já estar me preparando pra isso. Temos residência, uma pequena granja no município. O que eu não estava programado era pra me lançar candidato agora. Mas partiu do povo e me deixou feliz.

Então se for convidado, você já vai se candidatar agora em 2012?
Com certeza. Eu acho que a hora seria essa. O povo está querendo um nome diferente, que venha com idéias novas e eu tenho experiência com administração, pois além das nossas empresas de shows, conseguimos implantar no Brasil, através de minhas empresas, o melhor acordeom fabricado nas Américas, e isso não foi fácil, mas graças a Deus estamos a sete anos no mercado. Somos elogiados onde quer que cheguemos, por causa da nossa ousadia. Nós temos experiência e muita vontade de fazer o melhor por Jardim do Seridó.

Você tem experiência em articulação política ou isso já está a cargo de seus amigos políticos em Jardim do Seridó?
O ser humano por si já nasce dentro de uma política. A primeira instituição é a família e você precisa saber administrar. A articulação da política, propriamente dita, de administrar município eu não tenho, mas aprendemos. O mais difícil foi aprender a fazer sanfona. Tenho certeza que com o apoio dos amigos, a gente vai aprender e boa vontade não me faltará.

Você tem livre acesso a todos os grupos políticos de Jardim do Seridó. Sua preferência seria se candidatar pelo sistema liderado por Edimar Medeiros?
Imagino que será possível pelo lado de Edimar. Mas quero deixar bem claro que só serei candidato, caso Dr. Edimar não seja. Se ele disser que é candidato, eu estarei pronto para apoiá-lo, mas jamais irei disputar contra Dr. Edimar. Ele é uma grande liderança, fez muito pelos jardinenses dentro das possibilidades de uma prefeitura que ele pegou em época de crise. Nós sabemos que as prefeituras estão sacrificadas, mas mesmo assim ele desempenhou o seu trabalho com muita dignidade e disposição. Sou fã de Edimar antes dele ser prefeito. Jamais serei contra ele.

Você tem acompanhado os acontecimentos em Jardim do Seridó? Quais seriam as prioridades para o município?
Tudo que vier dizer agora será prematuro. Pra que eu possa dizer as prioridades, preciso sentir as necessidades e depois partir para um projeto de governo, com a participação de todos, traçando metas e objetivos. Em sendo candidato, já foi começar a produzir o meu programa de governo.

Hoje, a sua candidatura depende de quem ou de que?
Depende de Dr. Edimar não ser candidato. E também das pessoas que estão com ele. Vamos conversar com as lideranças do grupo e dentro desse consenso, a gente ver se é possível a nossa candidatura. Não foi feita nenhuma pesquisa, a não ser a enquete do seu Blog onde estou em segundo lugar, e já me deixou muito feliz. Mas precisaríamos de um maior levantamento, para que possamos ter respostas pra todo este processo. Vai depender de todo este entendimento. Eu estou disposto. Se for pra somar pro bem de Jardim, eu estarei disposto.

Existe uma tendência hoje em Jardim do Seridó de eleger pessoas que morem na cidade. Você tem uma carreira consolidada em quase todo o Brasil. Vencendo as eleições, dá pra consolidar a profissão com o mandato?
Não tenha duvida, até porque os shows são em geral nos finais de semana. A nossa fábrica em Campina Grande já está entregue aos meus filhos. Já conversei com eles que indo morar em Jardim do Seridó não terá nenhum problema. Quanto a minha carreira, eu serei cantor em qualquer canto onde morar. Flávio José nunca saiu de Monteiro e faz sucesso em todo o Brasil. Eu saí de Jardim porque na época era necessário. Hoje temos internet e podemos trabalhar em qualquer parte do mundo. Não teria nenhum problema de levar meu escritório de shows para Jardim do Seridó. Faço os shows nos finais de semana e depois volto pra Jardim. Eu quero ser um prefeito presente. A prefeitura terá prefeito. Não vai ser prefeitura sem prefeito. Nós já estamos providenciando nossa mudança pra Jardim do seridó. Nestes próximos meses já estarei morando em Jardim. Ainda vamos discutir em qual partido me filiarei.

fonte:blog marcos dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário