quinta-feira, 26 de maio de 2011

Açude Itans poderá sangrar neste final de semana, diz meteorologista


Hoje o meteorologista da Emparn Gilmar Bristot (foto), conversou com a jornalista Gláucia Lima e trouxe boas notícias para os caicoenses. Confira a seguir o resultado da entrevista dada na Rádio Seridó AM:

GLÁUCIA LIMA – As chuvas deram uma trégua nos últimos dias em Caicó. Quais são as previsões para os próximos dias?

GILMAR BRISTOT – Nós estamos entrando no período em que as chuvas apresentam decréscimo em todo o Nordeste. De agora em diante as chuvas vão escassear, ou seja, vão atingir o mínimo essa região em meados de junho e início de julho, mas ainda terão algumas chuvas acontecendo na região no Seridó o que provavelmente possibilitará a sangria do açude Itans que já está bem próximo de acontecer. Sem sombra de dúvidas choverá, porém, com bem menos intensidade do que as chuvas ocorridas na primeira quinzena de maio.

G. L. – E para este final de semana?

G. B. – No litoral do RN as chuvas caírão com mais intensidade. Já no interior, por sua vez, no seridó e Caicó, as chuvas ocorrerão com menor intensidade e durante a tarde ou noite em áreas isoladas principalmente durante a tarde.

G.L. – As chuvas que cairão em Caicó no final de semana poderão provocar a sangria do Itans?

G. B. – Vai depender da localização. Se acontecer na cabeceira do rio entres os municípios de Caicó e Santa Luzia- PB e se for de intensidade moderada superando os 50 milímetros, poderemos sim ter a sangria do Itans ainda esse final de semana, um açude que tem um significado enorme para a população caicoense.

G.L. – ‘Milimetricamente’ falando, o acumulado das chuvas ocorridas até agora atendeu a expectativa prevista pela Emparn?

G.B. – Eu diria que em todos os aspectos, inclusive, até com a previsão de alagamentos para o município de Caicó. Nós havíamos previsto chuvas acima do normal. Mais uma vez nós acertamos, o que facilitou a vida do agricultor e da própria Defesa Civil.

fonte:blog robson pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário