sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cachaça Samanaú lança sua versão orgânica

1320
O empresário Dadá Costa, dono da Cachaça Samanaú aproveitou a data da emancipação política de Caicó para lançar o mais novo produto da empresa: a cachaça orgânica. “Como filha da terra de Sant’Ana, a Cachaça Samanaú, sinônimo de prazer, festa, alegria e calor humano, estará lançando o primeiro produto orgânico da cidade. Atualmente, são produzidas três versões da cachaça: Ouro, Prata e no método envelhecido. A cachaça orgânica será lançada para o mundo a partir do final de 2012”, diz a mensagem enviada ao Blog.

Em 1994, com a construção da Barragem Passagem das Traíras, perenizando o Rio Seridó, foi incrementado o cultivo da cana de açúcar e a idéia de transformá-la em cachaça. Pioneiramente, Dadá Costa aceitou o desafio e em 2004 instalou no Sítio Samanaú um alambique artesanal onde produz a Cachaça Samanaú.

Samanaú, segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, origina-se de “camana-u”, que significa colina, elevação, daí Serra de Samanaú. A Serra de pedras listradas de preto, que hoje se chama São Bernardo, dá nome a cachaça genuinamente artesanal que passou a fazer parte da tradição e da cultura seridoense. O Alambique Samanaú localiza-se no município de Caicó/RN. A principal via de acesso ao alambique fica a 14 Km de Caicó pela RN 288, no sentido de São Jose do Seridó, ou ainda a 15 Km de Caicó pela BR 427, no sentido do município de Jardim do Seridó.
Fonte:Blog Marcos Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário