terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Emparn prevê chuvas até amanhã

A Tribuna do Norte destacou ainda que a Emparn prevê pancadas de chuva no interior do Rio Grande do Norte, principalmente, nas regiões do Vale do Açu, Oeste Potiguar e Central Potiguar, até esta quarta-feira (23). Nas demais regiões do Estado a previsão é de céu parcialmente nublado a claro.
No final de semana, a Emparn registrou chuva em 29 municípios do RN, a maioria deles (16 cidades) na Mesorregião Oeste Potiguar. Choveu 70,0mm no município de Areia Branca entre às 7h da manhã de sexta (18) até o mesmo horário de ontem. Já Serrinha dos Pintos registrou chuva de 68,0mm, no final de semana.
De acordo com informações postadas em blogs do interior do Estado, alguns municípios registraram chuva superior 140 milímetros, como foi o caso de Jardim de Piranhas, no Seridó. No Sitio São Roque, em Ouro Branco, foram 110 mm. No Sítio Emboca, também em Jardim de Piranhas, a chuva foi de 85 mm. Em cidades como Itajá, Ipanguaçu, Assu, Jucurutu, Janduis, Caraúbas, Frutuoso Gomes, também caíram boas chuvas.  O boletim da Emparn, porém,  não tem esses registros. Isso porque em algumas localidades existem pluviômetros particulares não cadastrados pela Empresa.
As chuvas deste final de semana foram provocadas por fenômenos climáticos secundários e não pela Zona de Convergência Intertropical, sinônimo de garantia de chuvas abundantes quando o conglomerado de nuvens se descola do Hemisfério Norte em direção à Linha do Equador. O ponto máximo desse deslocamento geralmente acontece em março, daí a relação entre inverno e o Dia de São José.
Em reunião que aconteceu em dezembro do ano passado, meteorologistas de vários estados, reunidos em Campina Grande, chegaram à conclusão de que o período de janeiro a março de 2013 terá um regime de chuvas “entre normal e abaixo do normal”.
Com a estiagem, aumentou para 20 o número de reservatórios com menos de 20% da capacidade de água. As informações estão no site da Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. No último dia 12, a TRIBUNA DO NORTE publicou uma matéria mostrando que eram 16 reservatórios. A situação mais complicada está em: Pilões (0%), Brejo, em Olho d’Água dos Borges (7,73%); Tabatinga, em Macaíba (8,56%); Jesus Maria José, em Tenente Ananias (11,62%); e Bonito II, em São Miguel (12,61%).
Fonte:Blog Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário