sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dúvidas ainda persistem a menos de uma semana da renúncia do papa

chapeu papaA menos de uma semana de o papa Bento XVI renunciar, algumas dúvidas permanecem, como reconheceu o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ao deixar o pontificado, Bento XVI usará trajes diferentes do que veste atualmente – que é próprio apenas para os papas. Mas não está certo como será a roupa que passará a usar. Mas está definido que ele deverá ser nomeado bispo emérito de Roma e manterá o nome de Bento XVI
Em relação ao anel utilizado por Bento XVI, que é chamado de selo papal, Lombardi disse que deverá ser destruído. O anel do pescador, segundo o porta-voz, é o sinal da autoridade do papa, que o recebe no momento em que é coroado. O anel vem desde o pontificado de Clemente IV (por volta de 1.265) e era utilizado para selar correspondências privadas.
Feito de ouro, o anel tem o nome do papa e, em alto relevo, o apóstolo Pedro pescando em uma barca. Quando o papa morre, ele é retirado do dedo, na presença do Colégio dos Cardeais, e em seguida é quebrado, simbolizando o fim do pontificado.
O sucessor de Bento XVI será escolhido por 117 cardeais, que têm menos de 80 anos, no conclave cuja previsão, inicial, é que comece de 15 a 20 de março. Mas a data pode ser antecipada, pois como o papa não morreu, a interpretação é que o período de luto pode ser  dispensado. Não há um prazo fixo para a escolha do papa. Segundo especialistas, é imprevisível o período de eleição.
No período do conclave, os cardeais que são eleitores deverão ficar hospedados no Vaticano, na Domus Sanctae Marthae. O cardeal decano é Angelo Sodano, de 85 anos. Mas, assim que o conclave começar, o cardeal decano será Giovanni Battista Re, de 79 anos – por ele ter menos de 80 anos e ser o mais velho entre os eleitores.
Fonte:Blog Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário