sexta-feira, 22 de março de 2013

Caern apela ao uso racional da água

Isaías Filho alerta que a seca não atinge só os mananciais superficiais, como também o lençol freático
Isaías Filho alerta que a seca não atinge só os mananciais superficiais, como também o lençol freático
A escassez nas reservas e mananciais hídricos do Rio Grande do Norte ocorre tanto na superfície, em represas, açudes, barragens, rios e lagoas, quanto no subterrâneo, ou seja, nos aquíferos freáticos. “Os aquíferos sofrem por causa da ausência da recarga pluviométrica. Para ambos os casos, o motivo é a seca. E não é por falta de produção. Estamos sem matéria-prima: a água”, lamentou o gerente da Caern, Isaías Costa Filho.
Por causa da crise no abastecimento, Isaías faz um apelo: “As pessoas que ainda recebem água com regularidade devem evitar o desperdício. O apelo que eu faço é para o uso extremamente racional, principalmente nesses municípios. Isso inclui evitar banhos demorados, não regar as plantas excessivamente, não esquecer o chuveiro pingando, evitar deixar a válvula de descarga emperrada ou a mangueira aberta no pé do coqueiro durante 24 horas. Evitar ao máximo o desperdício”, exemplificou. “A orientação é válida principalmente aqueles habitantes que moram nas partes mais baixas da cidade, onde a água chega mais fácil, e onde o desperdício provoca falta d’água nas partes mais altas”.
Da Tribuna do Norte

Um comentário:

  1. Dizem os entendidos que as próximas guerras serão motivadas por falta d'água! Será? Pelo menos já estamos vendo sinais, né verdade?

    ResponderExcluir