domingo, 23 de junho de 2013

“Chuvas no interior do RN até o final deste de Junho”, diz meteorologista da EMPARN

8413 Gilmar aposta em chuvas esparsas até o final deste mês
O Blog do Marcos Dantas conversou nesta manhã de sábado (22) com Gilmar Bristot, um dos principais meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN). Com relação as chuvas registradas nos últimos dias em Caicó e muitos municípios da região, Bristot classifica de um resto de frente fria, atuando no Nordeste, e que tem promovido essas instabilidades em todo a região, inclusive nos Estados vizinhos, no tocante as regiões semi-áridas do Ceara, Pernambuco, Paraíba que também não é época de chuva.“Essa frente fria que derrubou as temperaturas no Sul do Brasil promoveu essa instabilidade e devido também ao fator importante que nós temos água bastante aquecida no Oceano Atlântico Sul, tem promovido uma maior concentração de umidade na atmosfera no Sul do Nordeste, e isso está colocando todos os municípios do Interior do Estrado com chuvas no mês de junho acima do normal. Praticamente é o terceiro mês consecutivo (abril, maio e junho) que as chuvas no interior elas vem mostrando um comportamento de normal a acima do normal”, explicou.
O meteologista acredita que as chuvas continuarão até o final deste mês de junho, e para o final de semana no Seridó a previsão é de céu parcialmente nublado para ocorrência de pancadas de chuvas praticamente em todo este período, melhorando no domingo à tarde, predominando uma diminuição da temperatura, trazendo um frio agradável, principalmente durante a madrugada e início da manhã.
Marcos Dantas - Então essas chuvas serão passageiras?
Gilmar Bristot - Eu diria que não, porque estamos começando o inverno e isso sempre é um argumento para que aconteçam algumas anomalias e como a condição do oceano atlântico Sul, por temperatura mais quente do que o normal facilita ocorrência de chuvas também no Interior do Estado, não só no litoral onde estamos em plena época chuvosa.
Essa Frente Fria deve durar quantos dias?
Eu acredito que até o final desse mês nós poderemos ter ocorrência de pancadas de chuvas em todo o Nordeste. Não que vá chover todos os dias, como vem acontecendo desde ontem a tarde no Seridó, nós observamos pela estação que tem na base física da Emparn que choveu entre 3 e 4 horas da tarde uma chuva concentrada de 28 milímetros, uma chuva muito boa para a época. Como as condições estão propicias, nós acreditamos que até o restante do mês de junho vai acontecer chuvas esparsas, mas mantendo essa regularidade de a cada três ou quatro dias uma quantidade de chuvas concentradas, mas atingindo todas as regiões.
Chuvas que sejam suficientes para encher os reservatórios?
Não dá pra dizer isso porque o mecanismo das chuvas do oceano, o vento está muito em Sudeste, favorecendo o transporte da Umidade e é basicamente o resto das chuvas que estão acontecendo no litoral de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, entra pelo Brejo e atingindo a região do Seridó e por conseqüência, devido ao relevo as regiões do Alto Oeste. Como não são instabilidades de forma local, devido ao aquecimento da Zona de Convergência, essas chuvas tendem a serem fracas e contínuas, e não aquelas pancadas de chuvas fortes, com mais de 100 milímetros.
E qual a previsão para o final de semana no Seridó?
A condição vai variar de céu parcialmente nublado para ocorrência de pancadas de chuvas praticamente em todo este período, melhorando no domingo à tarde, porque essas condições não são permanentes. Vai predominar uma diminuição da temperatura, trazendo um frio agradável, principalmente durante a madrugada e início da manhã.
Fonte:Blog Marcos Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário