sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sangue nas fezes é sinal de alerta e deve ser investigado por um médico

Médicos tiraram dúvidas ainda sobre sinais da hemorroida e fissura anal.

Do G1, em São Paulo-Bem-Estar
O seu intestino funciona normalmente? Ou você tem percebido alguma mudança nos últimos tempos? Já percebeu a presença de sangue nas fezes? Nesse caso, é importante procurar um médico para avaliar se esse sangue é sinal de hemorroida, fissura anal ou até uma doença mais grave, como o câncer colorretal, como explicaram os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Marcelo Averbach no Bem Estar desta quinta-feira (19).
É preciso avaliar ainda se o paciente sente dor ao ir no banheiro, se o sangue pinga no vaso ou molha o papel. Se a resposta for positiva, pode ser que seja hemorroida ou fissura anal; mas se a resposta for negativa, pode ser um sinal de câncer ou outro tipo de doença mais importante.
É fundamental ainda prestar atenção na tonalidade do sangue, que pode variar de vermelho mais claro até quase preto. Quando o problema acontece em uma parte mais alta do corpo, como uma úlcera, por exemplo, o sangue fica mais escuro, é digerido e sai junto com as fezes; mas se o sangue está na parte final do intestino, como no caso de câncer ou fissura anal, ele pode vir mais claro porque não foi digerido.
Seja qual for o tipo, é fundamental buscar ajuda médica e não ignorar o sintoma, como fez o aposentado Antonio Niyama, de 59 anos - depois de ignorar o sangue nas fezes e as alterações no funcionamento do intestino, ele descobriu que estava com câncer no cólon, mas conseguiu se recuperar, como mostrou a reportagem da Daiana Garbin .
Porém, existem casos em que o sangue fica escondido no meio das fezes e o paciente pode não perceber - por isso, a recomendação do Instituto Nacional do Câncer é que pacientes sem fatores de risco e com mais de 50 anos façam anualmente o exame de sangue oculto nas fezes e, caso seja detectado, os médicos pedem a colonoscopia para ver o intestino por dentro.
Dessa maneira, é possível fazer o diagnóstico precoce da doença. Pessoas com idade avançada, casos de câncer na família ou síndromes hereditárias de intestino devem se preocupar um pouco mais já que o risco é maior.
 
Hemorroidas
A repórter Daiana Garbin foi às ruas saber o que as pessoas acham sobre hemorroida - alguns acham que ficar muito tempo sentado pode causar o problema, outros acham que sentar em um lugar onde alguém com hemorroida sentou pode contrair a doença e há ainda quem ache que a pimenta é uma das causas.
No estúdio, o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui explicou que tudo isso é um mito e que, na verdade, o ressecamento das fezes é o que causa a  hemorroida e também a fissura anal, que é uma ferida causada pelo trauma na hora de evacuar. Isso acontece porque as fezes endurecidas acabam danificando mais o ânus e o reto porque saem com mais dificuldade. Por isso, a recomendação é ingerir bastante água para manter a digestão saudável e evitar esses problemas. No caso da hemorroida, o médico explicou ainda que o tratamento nem sempre é cirúrgico.
Além da ingestão de água, para o intestino funcionar melhor, é importante ainda consumir alimentos ricos em fibras e também usar um apoio, como um banquinho, na hora de sentar no vaso, como explicou o cirurgião Fábio Atui. Se nada disso funcionar e o intestino continuar preso, é preciso procurar a ajuda de um médico.
Fonte_Blog Lucineide Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário