segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Conjuntivite: mudança de estação pode aumentar o surto. Saiba como se prevenir

Foto reprodução

Foto reprodução
Basta a temperatura cair para um número maior de pessoas sentir coceira nos olhos, ardência, irritação, visão embaçada e dificuldade para trabalhar no computador. É a síndrome do olho seco, que se agrava no outono por conta da queda na temperatura e vento, afirma o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto.
Só para se ter uma ideia, ele diz que enquanto no verão a incidência do olho seco é de 10%, no inverno atinge 20%. Resultado: os olhos ficam mais vulneráveis às contaminações. Isso porque antes até do sistema imunológico, a primeira linha de defesa ocular é a lágrima. E uma lubrificação deficiente provoca a irritação da conjuntiva, membrana que recobre a córnea e a parte interna da pálpebra. Por isso, pode agravar o surto de conjuntivite, inflamação da conjuntiva, que vem se alastrando no país desde fevereiro e aumentou em 40% o número de consultas no hospital nesse período.
As recomendações para evitar a contaminação viral ou bacteriana:
- Lavar frequentemente as mãos
- Evutar aglomerações e locais fechados
- Não compartilhar maquiagem, fronhas, toalhas e colírio
- Evitar levar as mãos aos olhos
Os principais sintomas da conjuntivite viral são:
- Vermelhidão
- Coceira
- Fotofobia
- Pálpebras inchadas e uma secreção transparente.
Ao primeiro sinal da doença, aplique compressas frias feitas com água filtrada.Higienizar com soro fisiológico, água boricada ou qualquer outra solução pode piorar o quadro. No caso do desconforto não desaparecer em dois dias é necessário passar por consulta com um oftalmologista.
Síndrome atinge até pessoas saudáveis
Queiroz Neto diz que toda pessoa pode ter a síndrome do olho seco que aumenta a predisposição à conjuntivite, mas as mulheres na menopausa formam o grupo de maior risco.  Mesmo quem produz uma quantidade normal de lágrima pode ter deficiência lacrimal neste período do ano. Isso porque, explica, a queda de temperatura abaixo de 32 graus pode solidificar a camada oleosa da lágrima que fecha os dutos das glândulas sebáceas das pálpebras (glândulas de Meibomius).
Dicas para prevenir a evaporação:
- Beber bastante água
- Proteger os olhos com óculos
- Evitar ar condicionado
Conjuntivite alérgica também é comum
Além da conjuntivite viral, o médico diz que nesta época do ano quem sofre com doenças respiratórias também tem tendência a contrair conjuntivite alérgica. No Brasil, 20% da população tem algum tipo de alergia e 6 em cada 10 alérgicos manifestam o problema nos olhos de acordo com o ISSAC (Estudo Multicêntrico Internacional de Asma e Alergias na Infância). A doença não é contagiosa como a viral, mas aumenta o risco de surgir ceratocone (deformação da córnea que afina sua parte central), opacidade corneana e catarata.
As recomendações para prevenir alergia ocular são:
- Evitar plantas, flores e animais com pelo dentro de casa
- Manter os ambientes arejados e livres de pó
- Evitar travesseiros de pena, cortinas, tapetes e objetos que acumulam pó
- Substituir a vassoura por aspirador de pó e espanador por panos úmidos
- Não enxaguar fronhas com amaciantes que viram pó depois de secos

Fonte-Blog da Kalinha/Feonte:Blog Lucineide medeiros .

Nenhum comentário:

Postar um comentário