sexta-feira, 18 de julho de 2014

Dormir junto faz bem à saúde, dizem cientistas

Fonte: Think StockHá quem diga que dormir junto faz mal, pois o sono é interrompido muitas vezes durante a noite quando nosso parceiro se mexe na cama. Mas, parece que não é bem por aí. De acordo com uma pesquisa coletiva feita por Andrea Petersen, publicada no The Wall Street Journal, dormir com um parceiro na mesma cama fornece uma gama de benefícios para a saúde. Além do mais, segundo cientistas, dormir ao lado de alguém é uma das razões que explicam por quê pessoas em relacionamentos íntimos tendem a apresentar uma saúde melhor e viver mais tempo que os solteiros.

Fonte: Think Stock 
Por que dormir com alguém é mais saudável?
Bem, a explicação da ciência é que compartilhar uma cama reduz as citocinas, envolvidas na inflamação, e aumenta a oxitocina, mais conhecida como hormônio do amor, famosa por aliviar a ansiedade e, coincidentemente, é produzida na mesma parte do cérebro responsável pelo ciclo vigília-sono.
Além disso, de acordo com Wendy M. Troxel, professora assistente de psiquiatria e psicologia na Universidade de Pittsburgh, "os benefícios psicológicos que adquirimos com a proximidade durante a noite supera o preço de dormir com um parceiro". Dormir junto promove o sentimento de segurança e seguridade, que reduz os níveis de cortisol, o hormônio do stress — o que naturalmente te faz dormir melhor do que sozinho.
Como exatamente isso pode me ajudar?
Quando estiver ansioso (a) antes de uma grande prova, apresentação, ou qualquer situação em sua vida, não hesite em chamar seu companheiro ou companheira para dormir junto com você. Isso certamente pode te dar um help na hora de controlar os nervos no dia seguinte.
A pesquisa também mostra que as mulheres num relacionamento estável na verdade caem no sono mais rápido e acordam com menos frequência durante a noite do que mulheres solteiras, ou aquelas cujo o status do relacionamento mudou durante o estudo. Curioso, não?

A importância da nudez durante o sono
Mas a ciência não para por aí. Se quiser aumentar a satisfação na relação, você e seu parceiro devem dormir pelados. Isso mesmo. É completamente intuitivo; dormir nus juntos constrói um senso de proximidade e intimidade, que por sua vez, fortalece o relacionamento.
Por meio de uma pesquisa feita com mil britânicos descobriu-se que 57% dos casais que dormiam nus relataram estar “extremamente felizes” em seus relacionamentos, enquanto que menos da metade que vestia pijama relatou o mesmo.
Fonte- yahoo.com.br«http://www.lucineidemedeiros.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário