domingo, 24 de maio de 2015

Padre Guerra foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa

padre_guerra
O Mossoroense – A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi instalada em 2 de fevereiro de 1835. O primeiro presidente da Casa foi o padre Francisco de Brito Guerra. Coube ao prelado a missão de instalar e presidir o Legislativo, numa época de crise política e institucional que tomou conta do Brasil nos primeiros anos após a Independência.
Francisco de Brito Guerra nasceu na fazenda Jatobá, situada no atual município de Campo Grande, em 18 de abril de 1777. Filho de Manuel da Anunciação Lira e de Ana Filgueira de Jesus, fez as primeiras letras com o padre Luís Pimenta de Santana, em Assu. Em Pernambuco, ordenou-se padre. Em 1802, foi pároco de Caicó, onde morou em um sobrado com a mãe e irmãs e funcionava também a Escola de Latim, tendo em vista a sua fluência na língua.
Figura expressiva na política provincial e imperial, Brito Guerra teve sua primeira legislatura como deputado-geral entre os anos de 1831 e 1833 e foi senador vitalício do Império em 1837. Foi projeto seu a Lei de 25 de outubro de 1831, que delimitava o território do Seridó, fazendo-o definitivamente pertencer ao Rio Grande do Norte, acabando com a polêmica com a Paraíba, que reivindicava essa porção especial para si.
Fonte-Blog Robson pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário